Atividade Adaptada de Matemática para Estudantes Especiais
A educação inclusiva é um direito fundamental de todos os estudantes, independentemente de suas habilidades ou necessidades especiais. No contexto da Matemática, é essencial adaptar os conteúdos para garantir que todos os alunos tenham acesso ao aprendizado e possam desenvolver suas potencialidades. Neste artigo, exploraremos estratégias para criar atividade adaptada de matemática para estudantes com necessidades especiais dentro do Eixo Números.
Adaptação Curricular
Antes de elaborar atividades específicas, é importante revisitar o currículo e identificar as habilidades que o estudante ainda não desenvolveu, mesmo que seja necessário voltar em habilidades de anos anteriores. A adaptação curricular envolve ajustar os objetivos de aprendizagem e os métodos de ensino para atender às necessidades individuais de cada aluno. Aqui estão algumas considerações ao realizar à adaptação das atividades de matemática para os estudantes com necessidades educacionais especiais:
Trabalhando o Eixo Números na Atividade Adaptada de Matemática
Em algumas situações você pode se perguntar como adaptar atividade de matemática para um estudante com necessidades educacionais especiais, quando percebe que ele não escreve ou reconhece os algarismos ou ainda não é alfabetizado.
Neste caso, podemos começar a trabalhar a representação das quantidades com gestos, ao mostrar um ou dois dedos, para representar uma ou duas quantidades.
Nem sempre precisamos de materiais complexos, impressões de ótima qualidade, materiais plastificados. Sim, esses materiais ajudam, mas podemos encontrar soluções em materiais mais simples e fáceis de conseguir.
Atividade adaptada de Matemática
Vamos usar dois potes e algumas peças de montar de algum brinquedo.

- Mostre uma quantidade, um dedo, dizendo “um” para o estudante e coloque uma peça em um pote.
- Mostre duas quantidades, dois dedos, dizendo “dois” e coloque as duas peças no outro pote.
- Peça ao aluno para contar os dedos de suas mãos.
- Mostre objetos (como blocos ou brinquedos) e peça que o aluno conte-os usando gestos.
- Agora é o momento de pedir ao estudante fazer o mesmo que você. Peça ao estudante que coloque a quantidade de peças de brinquedos de acordo com a quantidade de dedos mostrados por você.
- Repita a atividade quantas vezes for necessário.
- Se o estudante sentir necessidade de se levantar, andar um pouco, respeite o seu tempo. Chame para continuar.
- Lembre-se de registrar a evolução dos estudantes.
Colocando em prática
Criar atividade adaptada de matemática para estudantes com necessidades especiais requer criatividade e sensibilidade. Ao considerar as potencialidades de cada aluno, podemos proporcionar uma experiência de aprendizado significativa e inclusiva. É importante ter um olhar para estes estudantes, não os deixando esquecidos. Lembre-se sempre de consultar os profissionais da área de educação especial para orientações específicas.
Leia também: https://brilhomagicoeduca.com.br/7-dicas-para-trabalhar-com-estudantes-especiais/
1 Comentário